Quem é quem?
ENÓLOGO: é um profissional, normalmente formado em agronomia, com especialização em enologia ou formado em enologia (No Brasil tem uma universidade em Bento Gonçalves, nas Serras Gauchas que oferece este curso). É ele o responsável pelas diversas e complexas etapas da criação dos vinhos, desde a análise do solo, escolha das mudas, a concepção, a vinificação, os cortes (mistura de uvas), o tempo de armazenamento, o momento de ser engarrafado e disponibilizado no mercado, ou seja, toda elaboração do produto, até o seu engarrafamento.
SOMMELIER: é o profissional especialista em vinhos, desde a elaboração da carta, compra e manutenção do vinho na adega, restaurantes, lojas especializadas, grandes padarias, etc… É o profissional perfeito para aconselhar o vinho aos clientes e o respectivo serviço à mesa. Identifica as tipicidades do vinho, percebe tecnicamente os pontos altos e baixos de um vinho e também tem a difícil tarefa de fazer o aconselhamento do vinho que melhor se harmonize com o prato escolhido pelo cliente. É um profissional que segue estudando o vinho por toda sua carreira.
GARÇOM: atualmente um dos principais responsáveis pelo aumento no consumo de vinhos, agregando renda significativa aos seus salários. O profissional garçom sabe agregar a uma garrafa de vinho uma boa entrada, um grande prato, uma água e uma bela sobremesa que no final se transformara em uma boa comissão, podendo ou não ter formação de sommelier.
ENÓFILO: palavra de origem grega que significa “amigo do vinho” (enos = vinho + filos = amigo), ou seja, todas as pessoas amantes do vinho, incluindo os profissionais acima e obviamente os consumidores e apreciadores. Tarados por vinhos !!! Se você está navegando neste website, provavelmente você já é um enófilo!
Uma frase famosa no mundo do vinho, diz o seguinte:
“ Enólogo é o profissional que diante do vinho toma decisões, e Enófilo é aquele que, diante das decisões toma vinho “
Ah, eu ia me esquecendo do ENOCHATO: normalmente é aquela pessoa que quando decide beber um vinho, chega ao restaurante, pega uma taça, certifica-se de que tem bastante gente olhando, afinal o enochato adora platéia, faz cara de especialista no assunto, gira o copo no sentido horário e com inclinação milimetricamente calculada, funga igual a um cachorro dentro da taça, revira os olhos, fala um monte de coisas complicadas que ele decorou e depois olha para as outras pessoas presentes com ar superior, como se elas fossem a escória da humanidade, simplesmente por não entenderem de vinhos tanto quanto ele acha que entende…
Bom, é justamente por causa dos enochatos que o vinho tem essa fama de bebida para gente rica e metida, inacessível e muito sofisticada.
Precisamos acabar com a fama de que, quem bebe vinho é fresco, que beber vinho é um ritual cheio de “frescuras”. Afinal de contas, na antiguidade a igreja católica distribuía vinho e pão aos pobres, como itens de primeira necessidade. Aliás atualmente, na maioria dos países europeus o vinho é um dos itens da cesta básica! Navegue pelo site e desmistifique o mundo dos vinhos… beba vinhos bons e justos, lembrando sempre que o importante é você apreciar e beber um vinho que agrade ao seu paladar! Saúde!