Muitas pesquisas vem sendo realizadas no mundo dos vinhos para verificar os possíveis benefícios que o consumo moderado de vinho podem trazer à saúde humana.
Dentro destas pesquisas, os polifenóis presentes nos vinhos vem se destacando. O mais comentado é o resveratrol que protege diversas áreas do corpo humano, propiciando maior longevidade.
As pesquisas mais recentes que tivemos acesso nos trazem as seguintes informações sobre os benefícios do vinho (principalmente o tinto):
Diminuie a incidência de DOENÇAS CORONÁRIAS, porque combate o colesterol LDL (que obstrui as artérias), reduzindo o risco de infarto do miocárdio e AVCS. Além disso, segundo estudos realizados por universidades francesas e publicadas em dezembro de 2010 no conceituado Current Pharmaceutical Biotechnology, pessoas que combinaram o consumo de peixes com o vinho, apresentaram 20 % a mais de tecido cardíaco do que o convencional. Além disso segundo o estudo, os consumidores moderados de vinho apresentaram maiores taxas de omega 3 no corpo do que os abstêmios e a mesma propriedade não foi identificada em consumidores de cervejas ou destilados.
Ação ANTIOXIDANTE, pois retarda o envelhecimento dos órgãos, inclusive da pele
Bom para a CABEÇA, devido ao fato de reduzir em média 30% a incidência de demência, inclusive o mal de Alzheimer , segundo pesquisas realizadas em março por diversas universidades de psiquiatria alemãs, quando comparadas com pacientes abstêmios (que não consomem bebida alcoólica).
Ação ANTIVIRAL e BACTERICIDA, pois aumenta a resistência do corpo contra infecções. Inclusive na época dos gladiadores romanos, as feridas eram tratadas com vinho.
Diminui a incidência de PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS, pois protege contra úlceras, cálculos biliares e auxilia na digestão.
ANTI-INFLAMATÓRIO, uma pesquisa publicada pela universidade de Glasgow em agosto, indicou propriedades anti-inflamatórias do resveratrol que poderia ser utilizado pra tratamentos inflamatórios perigosos como apendicite. Isso porque em testes de laboratórios com ratos que foram tratados com o polifenol, duas das moléculas que causam a inflamação não foram criadas, devido a ação do polivenol resveratrol e não apresentaram quadros de inflamação nos mesmos.
Menor chance de CÁLCULOS RENAIS, pois tem uma excelente ação diurética
Destrói células de GORDURA, por isso pode servir como auxilio em uma dieta de emagrecimento
Para os OSSOS, um estudo australiano publicado em maio, mostrou que o vinho reduz a chance de osteoporose, pois aumenta a densidade óssea principalmente nos homens. O vinho em sí não apresenta as propiedades minerais necessárias para o desenvolvimento do tecido ósseo, mas é capaz de manter a concentração dos minerais ingeridos. (uma espécie de fixador)
Reduz a incidência de CANCÊR, estudos mostram efeitos preventivos e até mesmo inibidores durante o tratamento de diversos tipos, como de próstata, pulmão, aparelho digestivo, ovário, entre outros… Inclusive em outubro de 2011, foi publicado uma pesquisa realizada por italianos e americanos onde o resveratrol foi relacionado a interrupção do crescimento de células cancerígenas na mama. Esse efeito é decorrente do bloqueio da ação do estrogênio pelo polifenol. Apesar dos resultados animadores, os cientistas dizem que é necessário uma avaliação médica minuciosa, antes das pessoas começarem a tomar suplementos a base de resveratrol ou beber vinho para o tratamento de câncer.
ASMA, pesquisas recentes de cientistas do Bispebjerg Hospital (Dinamarca), apontaram que o consumo moderado de vinho reduz o risco de asma consideravelmente. Mas a mesma pesquisa apontou que o excesso no consumo pode ocasionar asma.
PROTETOR SOLAR, cientistas espanhóis publicaram no Journal of Agriculture and Foof Chemistry em agosto de 2011, um estudo que aponta alguns polifenóis da uva com ação protetora em exposição aos raios UVA e UVB. O estudo apontou uma redução de 50 a 60% de degenaração nas células. Mas este estudo servira como base para que industrias de cosméticos desenvolvam proterores solar com estes polifenóis, pois passar vinho na pele ou simplesmente beber não lhe protegerá em nada dos raios solares.