O primeiro livro de coquetelaria do qual se tem notícia é de 1862 do americano Jerry Thomas.

No entanto sabemos que desde a antiguidade (ver história do vinho) o vinho recebia misturas para melhorar o sabor ou porque estavam virando vinagre. O vinho quente por exemplo, vem da tradição dos povos medievais da Europa, que chamavam os coquetéis de grogues. Já o Kir e o Kir Royal, foram criados na época da segunda guerra mundial pelo herói da resistência francesa, Canon Félix Kir.

Já na história recente, os coquetéis decolaram na década de 1920, devido a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos EUA. Isso porque as misturas mascaravam as bebidas que não podiam ser vendidas em público e tornavam imperceptíveis os sabores das bebidas falsificadas…

Para que uma mistura seja considerada um coquetel, a mesma deve ser reconhecida pelos critérios da IBA (International Bartenders Association)

Os bartenders são os responsáveis pelas “alquimias”, atualmente também chamados de mixologistas.

ALGUMAS RECEITAS DE COQUETÉIS, DRINKS E ALQUIMIAS COM VINHOS

KIR ROYAL: Em uma taça do tipo flûte, coloque um quarto de creme de cassis e complete a taça com espumante Brut. No Brasil, é comum servir esse coquetel com uma cereja no fundo da taça. Mas particularmente não aconselho.

KIR: Em uma taça coloque  três quartos de vinho branco gelado (chardonay, sauvignon Blanc) e um quarto de creme de cassis sobre ele. Pode ser utilizado outros vinhos brancos, mais frutados e doces como o riesling por exemplo, mas cuidado para o coquetel não ficar muito enjoativo

COQUETEL DE CHAMPAGNE: Em uma taça tipo flûte, coloque uma colher de chá de açúcar e três ou quatro gotas de angostura (bitter específico) Complete com Champagne (ou espumante Brut) bem gelado. Antes de servir, corte uma tirinha de casca de laranja e torça sobre a taça, deixando-a cair. Existe uma outra versão, também aceita pelos bartenders que acrescenta meia dose de conhaque à esse coquetel.

CHAMPAGNE PICK ME UP: Em um copo alto, coloque dois cubos de gelo e uma colher de chá de açúcar. Acrescente 1/3 da dose de brand (conhaque destilado de uvas) e 1/3 da dose de vermute branco seco. Misture bem com uma colher e coe para uma taça flûte. Complete com espumante Brut  bem gelado.

CRUSTINO: Separe uma taça de coquetel de boca larga e dois pires. Em um deles, coloque duas colheres de chá de açúcar e, no outro, o suco de meio limão. Encoste a boca da taça no suco de limão e depois no açúcar, fazendo a crosta. Deixe secar uns minutos. Coloque bem no meio da taça duas colheres de chá de grenadine (ou suco de cereja ou amora), o suco de meio limão e uma dose de Vinho do Porto. Misture delicadamente para não tocar na crosta. Complete a taça com espumante bem gelado e decore com uma casca de limão e uma cereja ou amora.

LIMONADA DE VINHO DO PORTO: Dissolva duas colheres de chá de açúcar em uma colher de sopa de suco de limão e coloque em um copo alto. Junte uma dose de  brand (conhaque destilado de uvas), mexa e acrescente três pedras de gelo moído. Coloque club soda até 3/4 do copo e deixe escorrer pela parede uma dose de Vinho do Porto.

MYRA: Coloque em uma jarra de vidro, quatro ou cinco cubos de gelo quebrados, duas doses e meia de vinho tinto seco, uma dose generosa de vodca e uma dose de vermute branco seco. Misture bem e sirva sem o gelo.

ESPANHOLA: Coloque em um liquidificador  ½ copo de vinho tinto,  1 rodela de abacaxi , 4 colheres de sopa de leite condensado, 5 pedras de gelo. Bata tudo e sirva em copo long drink com um pedaço de abacaxi cortado em V preso na borda. Também pode ser servido dentro do abacaxi em quantidade maior.

ESPANHOLA TURBINADA: Siga a mesma receita da Espanhola Tradicional, acrescentando 1 dose de vodka na mistura.

LOCOMOTIVA: Coloque em uma coqueteleira 1 colher (sobremesa) de mel, 1 gema de ovo, 1 cálice de vinho do Porto e 1 colher (sobremesa) de licor de Curaçao (Curaçao Blue). Agite bem e sirva em cálices de vinho ou em copos de shoot.

PONCHE DOS DEUSES: Escolha 5 tipos de frutas (cuidado com as combinações) Nossa sugestão é : Uva, morango, cereja, pêssego e pêra. Corte as frutas , junte todas em um jarro grande e transparente, de boca larga. Acrescente 2 garrafas de vinho branco bem gelado (riesling) e 1 garrafa de espumante demi-sec bem gelada. Sirva com uma concha.

DIABO LOIRO: Coloque em um liquidificador, ½ garrafa de espumante demi-sec, 4 doses de vodka, uma lata de leite condensado, 200ml de suco de maracujá e bastante gelo. Bata tudo e sirva em copos de “shoots”

VINHO QUENTE: Coloque em uma panela: ½  xícara (chá) de açúcar , 10 unidades de cravo-da-índia ,1 casca de laranja ralada, 1  casca de limão ralada, 1 xícara (chá) de água, 1 maça e uma pêra cortadas em cubos pequenos, 4 a 6 canelas em pau e 1 litro de vinho tinto ( já que é pra “estragar” mesmo o vinho, utilize um vinho tinto suave bem simples). Ferva todos os ingredientes por cerca de 10 minutos até que os sabores sejam extraídos para o vinho e sirva de preferência em canecas.

SANGRIA: Pique 2 fatias de abacaxi (sem casca), 1 laranja (sem casca e sementes). Coloque em uma jarra grande, adicione açúcar a gosto, suco de 1 limão, 1 cálice de brandy (conhaque destilado de uvas). Aguarde uns 5 minutos e adicione ½ garrafa de vinho (branco ou tinto) e 200ml de club soda ou soda limonada. Mexa bem, adicione gelo e coloque na geladeira para gelar. Sirva com uma colher na jarra, para que possa sempre ser mexido antes de servir

PISCO SOUR: Embora este seja um drink proveniente de um aguardente de uva, ele merece estar aqui mesmo não sendo um drink de vinho. Coloque 100ml de Pisco em uma coqueteleira. Adicione 50ml de suco de limão, 1 colher de sopa de açúcar, 3 pedras de gelo e agite bem. Abra a coqueteleira, adicione uma clara de ovo e agite bastante. Sirva em uma copo de boca larga ou em uma taça de haste baixa com gelo a vontade. Sacada: Se quiser utilizar açucar de confeiteiro ao invés do tradicional é uma boa. Ah voce pode acrescentar raspas de limão ou uma pitada de canela em pó sobre a espuma caso queira decorar.